Os usos da memória no ensino de História: o aluno atuando como historiador a partir da História Oral

Autores

  • Isabela Lisboa Berté

Resumo

Este artigo tem por objetivo fazer a analise de um estudo de caso: o estágio com uma turma de oitava série, no Colégio Instituto de Educação Flores da Cunha. A atividade desenvolvida baseia-se na realização de entrevistas de história oral, pelos alunos, com amigos ou familiares, acerca do período da Ditadura Militar brasileira. O trabalho procura complementar o estudo do período citado, para isto, os alunos realizam uma análise crítica das entrevistas de história oral, a partir do conteúdo apreendido em aula. A atividade aborda a concepção da complexidade inerente ao estudo histórico, através compreensão da existência de apoiadores e opositores ao Regime Militar, assim como beneficiados e prejudicados por esse regime político. O estudo procura demonstrar a validade do uso da história oral enquanto metodologia de ensino, abordando o exercício de aprendizado de questões teóricas do fazer histórico até o reconhecimento da memória de familiares como um conhecimento a ser valorizado.

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Publicado

2012-09-24

Como Citar

BERTÉ, I. L. Os usos da memória no ensino de História: o aluno atuando como historiador a partir da História Oral. Revista Aedos, [S. l.], v. 4, n. 11, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/30850. Acesso em: 28 mar. 2024.