MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NA CONTEMPORANEIDADE E SEUS USOS PARA A HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE

Autores

  • caroline martins ojeda Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Memória, História oral, Tempo presente

Resumo

Para que possamos desenvolver uma reflexão contundente sobre a História do tempo presente e a produção acadêmica encaminhada por esta, precisamos, necessariamente, situarmo-nos diante das conjunturas nas quais o fazer histórico voltou seus olhos para a história recente, advindas da emergência de demandas sociais, a partir do Pós-Segunda Guerra Mundial. Trataremos então sobre os papéis da memória e da história oral, na medida em que lhes são atribuídos novos objetivos e novas abordagens dentro do contexto da contemporaneidade. Pensamos ainda no desenvolvimento da historiografia contemporânea, na qual se situa a História do tempo presente, e assim, na utilização da memória, enquanto objeto de estudo deste campo, e na configuração de um método específico para a análise deste objeto, captado na forma de oralidade. Sendo assim, a produção historiográfica construída pelo e para o tempo presente apresenta especificidades, ao mesmo tempo em que não se distancia de outros campos históricos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

caroline martins ojeda, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna mestranda do Programa de Pós-graduação em História da UFMT, vinculada à linha de pesquisa "Fronteiras, identidades e cultura".

Downloads

Publicado

2014-12-17

Como Citar

OJEDA, caroline martins. MEMÓRIA E HISTÓRIA ORAL NA CONTEMPORANEIDADE E SEUS USOS PARA A HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE. Revista Aedos, [S. l.], v. 6, n. 15, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/50948. Acesso em: 16 abr. 2024.