História, ensino e pesquisa em museus: uma experiência no Museu Histórico Regional (MHR)

Autores

  • Eduardo Roberto Jordão Knack Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Doutorando

Palavras-chave:

História, Museu, Ensino, Pesquisa, Patrimônio

Resumo

O presente artigo procura levantar algumas considerações sobre as atividades desenvolvidas por historiadores em museus históricos a partir da experiência de formação acadêmica e atuação profissional dentro do Museu Histórico Regional de Passo Fundo (MHR). Entre as questões abordadas estão as possibilidades de pesquisa de alguns aspectos do trabalho no museu, como o acervo, o patrimônio histórico, o perfil dos visitantes, bem com o ensino e sua relação com o público, fundamental para servir como guia no desenvolvimento de exposições e atividades educativas. A partir de uma discussão teórica e da reflexão sobre o trabalho prático no MHR, procura-se discutir o papel do historiador e dos museus históricos na sociedade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Roberto Jordão Knack, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/Doutorando

Graduação e Mestrado em História pela Universidade de Passo Fundo, com a dissertação "Modernização do espaço urbano e patrimônio histórico em Passo Fundo/RS". Atualmente cursa Doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com o projeto/tese "Passo Fundo e a construção da capital do planalto", com bolsa CAPES. REaliza pesquisas na área de memória, comemorações e patrimônio.

Downloads

Publicado

2013-09-01

Como Citar

KNACK, E. R. J. História, ensino e pesquisa em museus: uma experiência no Museu Histórico Regional (MHR). Revista Aedos, [S. l.], v. 5, n. 12, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/36967. Acesso em: 29 mar. 2024.