A Guerra do Paraguai nos livros didáticos de História do Brasil

Autores

  • André Átila Fertig Universidade Federal de Santa Maria
  • Tassiana Maria Parcianello Saccol Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como alguns livros didáticos de história do Brasil abordaram a Guerra do Paraguai. Nossa investigação buscou responder a uma questão norteadora: qual o enfoque que livros didáticos apresentam acerca da guerra, quais as inspirações teóricas que os autores de livros didáticos explicitam em suas obras, enfim, que tipo de visão da história produziam autores que escreveram seus textos ou tiveram eles editados desde o início do século XX até por volta da década de 1960. Neste sentido, pretendemos identificar as influências teóricas destes manuais didáticos e também verificar se havia um diálogo entre a produção didática e a produção historiográfica acadêmica, avaliando a proximidade ou não entre estas duas narrativas da história.

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Biografia do Autor

André Átila Fertig, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Tassiana Maria Parcianello Saccol, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

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Publicado

2010-08-03

Como Citar

FERTIG, A. Átila; PARCIANELLO SACCOL, T. M. A Guerra do Paraguai nos livros didáticos de História do Brasil. Revista Aedos, [S. l.], v. 3, n. 6, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/aedos/article/view/12778. Acesso em: 18 abr. 2024.