Edital de propostas para dossiês temáticos Revista Aedos – Processo seletivo 2019

A AEDOS - Revista do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ISSN 1984-5634), publicação eletrônica semestral de caráter público, convida aos membros da comunidade acadêmica e pesquisadores a apresentarem propostas de dossiês temáticos. Será selecionados 1 (um) dossiê, para publicação na edição 2019/2 da revista. 

As propostas deverão ser enviadas no período de 07 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019 para o e-mail: revista.aedos@gmail.com com o assunto “Proposta de dossiê Revista Aedos 2019”

 

1.OBJETIVO

Os dossiês temáticos devem abordar temática relevante e, preferencialmente, inédita  do conhecimento histórico. Não serão aceitas propostas de temas de dossiê já publicados pela revista. 

 

2.COORDENAÇÃO

Podem se inscrever discentes de Pós-Graduação e/ou doutores com vinculação institucional, e discentes do PPGH/UFRGS (mestrado e doutorado). Serão aceitos até três proponentes por proposta. Cada proponente poderá enviar apenas uma proposta temática.

 

3.POLÍTICA EDITORIAL

Serão aceitos artigos para compor o dossiê que atendam as políticas editoriais de seção, conforme normas publicadas no site da revista. 

 

4.PROPOSTA

A proposta deverá conter nome, titulação e vínculo institucional dos (as) organizadores (as), deve ser redigida em arquivo doc ou pdf, com no máximo 1 página, digitada em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5 cm e margens 2,5 cm. 

A estrutura da proposta deverá ser distribuída da seguinte forma:

I.Título;

II.Objetivos e enfoque pretendido (recorte temporal caso se aplique);

III.Temas de artigos que podem ser enquadrados;

IV.Lista de referências bibliográficas (opcional);

V.Até cinco palavras-chave;

 

5.SELEÇÃO

A análise e seleção das propostas será realizada pela equipe editorial da revista Aedos, considerando os seguintes aspectos:

a) Originalidade da proposta e relevância do tema proposto;

b) Adequação à política editorial da revista;

c) Adequação ao item 4;

d) Clareza e coerência da proposta em relação à unidade temática do dossiê;

e) A abrangência da temática proposta, de modo a permitir, inclusive, a diversidade regional e internacional de artigos.