A fotografia expandida: usos e possibilidades com estudantes do Ensino Médio na disciplina de arte

Autores

  • Julia Maria Fernanda Machado Fernandes Universidade Federal do Paraná

Resumo

Resumo: Partindo de pressupostos sintetizados por Benjamin e Flusser, indaga-se: é possível introduzir teorias da imagem e pensamentos filosóficos relacionados à imagem para estudantes do Ensino Médio na disciplina de Arte? A hipótese é que isso é possível a partir do uso da Fotografia Expandida. Assim, o objetivo desse estudo foi compreender os usos e as possibilidades da Fotografia Expandida com estudantes do Ensino Médio. Para isso, foi discutido como a fotografia passou a interferir nas ações de reprodutibilidade de imagens até o momento em que ela se assume em nova postura, a partir do campo expandido dos multimeios e, com base no prisma proposto por Ana Mae Barbosa, como é estruturada a disciplina de Arte no Brasil.

 

Palavras-chave: Imagem. Processos fotográficos. Fotografia Expandida. Ensino Médio. Disciplina de Arte.

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Biografia do Autor

Julia Maria Fernanda Machado Fernandes, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em História pela PUC PR. Especializada em Desenvolvimento Editorial com ênfase em Materiais Didáticos pela mesma universidade, em Literatura Brasileira e História Nacional pela UTFPR, em Educação das Relações Étnico-raciais pela UFPR e em Educação a Distância com ênfase em Tecnologias Educacionais pelo IFPR. Atualmente é acadêmica no curso de Licenciatura em Artes Visuais pela UNESPAR - campus da Escola de Música e Belas Artes e no mestrado em Ensino de História na UFPR.

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Publicado

2020-12-17

Edição

Seção

Artigos