Entre a rua e o museu: a impermanência da arte no espaço urbano em duas poéticas de Alexandre Orion

Autores

  • Carolina de Oliveira Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Aline Schunck Faculdade Paulista de Artes
  • José Márcio Ferreira da Rocha Faculdade Paulista de Artes

Resumo

Este artigo pretende discutir as intervenções urbanas contemporâneas e suas possíveis relações com a impermanência da arte. Para tal, utiliza-se como exemplo dois trabalhos do artista paulista Alexandre Orion: Ossário (2006) e Polugrafia (2009), que reverberam os novos significados que a memória tem gerado, como desdobramentos de uma nova sensibilidade em relação ao tempo. Apoiados em autores como Zygmunt Bauman (1998) e Olivier Mongin (2009), este estudo analisará as obras do artista em meio a um levantamento histórico da pós-modernidade e das novas problemáticas sugeridas pelo espaço e a cidade na arte contemporânea.

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Biografia do Autor

Carolina de Oliveira Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutoranda em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie desde fevereiro de 2018 com a pesquisa "Sobre a abjeção: a construção do corpo feminino no cinema de ficção científica brasileiro" sob orientação da Profa. Dra. Rosana Schwartz, mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), sob a orientação do Prof. Dr. Rogério Ferraraz, concluiu sua dissertação "Ausentes, Vingativas, Irreverentes, Infantis: as personagens femininas na obra de Quentin Tarantino" em setembro de 2017, é também especialista em "História da Arte: Teoria e Crítica" pela Universidade Paulista de Artes. Concluiu a graduação em "Comunicação Social - Rádio, TV e Internet" pela UAM em 2014 com o mockumentary "Dormiu no Ponto". Formada também em Fotografia e Design Gráfico, possui experiência em televisão como estagiária nas áreas de Jornalismo, Produção Infantil e Departamento de Artes (Fundação Padre Anchieta), é editora de vídeo e atualmente trabalha como professora de Cinema, Rádio e TV no Senac e redatora de texto.

Aline Schunck, Faculdade Paulista de Artes

Especialista em  História da Arte: Teoria e Crítica pela Faculdade Paulista de Artes (FPA) e bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes.

José Márcio Ferreira da Rocha, Faculdade Paulista de Artes

Especialista em  História da Arte: Teoria e Crítica pela Faculdade Paulista de Artes (FPA) e licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo), atualmente é professora da rede pública de ensino na cidade de São Paulo.

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Publicado

2020-12-17

Edição

Seção

Artigos