A noção operatória do riso, como estratégica crítica à caricatura política, em Franklin Cascaes e Diego de los Campos

Autores

  • kellyn batistela UDESC

Resumo

Pensar o riso e os artifícios do cômico – como princípio operatório da crítica política, articulada em artistas como Franklin Cascaes e Diego de los Campos e suas aproximações, com a categoria do cômico – é o que se pretende investigar nesse texto. Temporalmente distantes, Franklin Cascaes ao fi tar Jânio Quadros e Diego de los Campos ao mirar Donald Trump afrontam o conformismo propondo, pelo gatilho do riso, tiros à queima roupa. No momento em que os discursos políticos andam na corda bamba e que a política exterior cega-se aos direitos humanos quem sabe o riso ainda não tenha sido sequestrado. O riso, a caricatura, o cômico estariam próximos ao conceito parresiástico do dizer franco e verdadeiro enunciado por Michel Foucault?

Palavras-chave. Franklin Cascaes, Diego de los Campos, parrésia, cômico, noção operatória.

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Biografia do Autor

kellyn batistela, UDESC

Doutoranda em Artes Visuais pela UDESC; mestre em Teoria Literária pela UFSC; bacharel em Artes Plásticas pela UDESC. Atualmente bolsista da FAPESC. Atuou como docente em instituições como: UDESC, UNISUL, Estácio de Sá. Participou de Salões em Arte, como: 1998, Prêmio Aquisição FAPEU, IX Salão Itinerário Estadual Universitário de Artes Plásticas, Florianópolis, SC; 1999, IV Salão Elke Hering, Blumenau, SC; 2003, 11o Salão dos Novos de Joinville, SC.kellynbatistela@gmail.com

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Publicado

2019-03-07

Edição

Seção

Artigos