MAC USP e CAYC: dois polos de arte experimental na América Latina

Autores

  • Luiza Mader Paladino Universidade de São Paulo

Resumo

Apresentamos uma reflexão sobre o intercâmbio artístico entre o MAC USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo) e o CAYC (Centro de Arte y Comunicación), de Buenos Aires, ao longo dos anos de 1970. Sabemos que ambas as entidades constituíram-se como plataformas interdisciplinares e multimídias fundamentais para o incentivo das práticas experimentais. Para analisar esse câmbio, focamos na mostra Década de 70, tendo como eixo a história das exposições como campo fértil para conhecermos a dinâmica do sistema da arte, para além do estudo de obras e artistas isoladamente. Se deter nessas redes nos auxilia na compreensão dos pontos de convergência institucionais que envolviam a organização de mostras, a proximidade teórica por certos tipos de debate e reflexões da época e, sobretudo, as possibilidades de trocas artísticas.

Palavras-chave: Arte Conceitual, Arte Latino-Americana, Exposições de Arte.

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Biografia do Autor

Luiza Mader Paladino, Universidade de São Paulo

Luiza Mader Paladino é mestra em Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo – USP. Sua pesquisa se fundamenta no estudo das práticas conceitualistas na América Latina durante a década de 1970, com foco no intercâmbio artístico entre Brasil e Argentina. É integrante do GEACC – Grupo de Estudos em Arte Conceitual e Conceitualismos no Museu, coordenado pela Profa. Dra. Cristina Freire.

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Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos