Breve promenade com Nicolas-Antoine Taunay

Autores

  • Ana Carla de Brito Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/mestranda em Artes Visuais, bolsista CAPES.

Resumo

Este artigo propõe um passeio, chamado aqui de promenade, por algumas referências da história da arte relacionadas com a pintura Vista do Rio de Janeiro tomada do Alto da Boa Vista de Nicolas-Antoine Taunay, bem como com outras pinturas de sua produção. Descrevem-se os elementos pictóricos do quadro relacionando-os com a tradição clássica italiana das paisagens pastorais, bem como as paisagens panorâmicas holandesas. Comparece como articulação teórica, o ensaio de Jean-Marc Besse sobre a luz italiana nas descrições de viagem de Goethe; e Lília Schwarcz, cujo livro tematiza os anos do pintor no Brasil, conferindo o contexto histórico de sua produção artística.

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Biografia do Autor

Ana Carla de Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS/mestranda em Artes Visuais, bolsista CAPES.

Pesquisadora na área de Teoria e História da Arte; bacharel em Artes Plásticas (CEART -UDESC); mestranda em Artes Visuais (PPGAV-UFRGS) na área de concentração de História Teoria e Crítica, e linha de pesquisa “Obra de arte e seus aspectos constitutivos”, sob orientação da Profa. Dra. Icleia Cattani.

acarla.brito@gmail.com

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Publicado

2016-07-31

Edição

Seção

Artigos