SIM ou ZERO e seus fantasmas sobreviventes

Autores

  • Edmilson Vitória de Vasconcelos Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC
  • Antonio Carlos Vargas Sant'Anna Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Resumo

 

O artigo discute os fantasmas que sobrevivem na “logomarca” SIM ou ZERO, usada nas intervenções artísticas do homônimo coletivo, para além das referências ou influências conscientes de seus criadores. Acredita-se que o conceitualismo seja uma dessas imagens-fantasmas, assim como o Quadro negro sobre o fundo branco, de Kasimir Malevich, mas também nos vestígios da repetição, em Andy Warhol. Tem-se no discurso de Didi-Huberman sobre Aby Warburg as pistas metodológicas para a caça desses fantasmas que teimam em manter-se na história, independentemente das transformações do tempo.

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Biografia do Autor

Edmilson Vitória de Vasconcelos, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Doutorando em História e Teorias das Artes Visuais do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais-UDESC

Antonio Carlos Vargas Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC

Doutorado em Doctorado en Bellas Artes - Pintura Concepto y Prác pelo Universidad Complutense de Madrid, Espanha(1992).

Professor Adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

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Publicado

2015-12-21

Edição

Seção

Artigos