Breves questões sobre alteridade cultural e sobre um estudo multidisciplinar entre arte, educação e a etnografia cerâmica Mbyá-Guarani

Autores

  • Franklin Silva Alonso Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

  

RESUMO:

O presente artigo decorre de uma pesquisa de Mestrado feita entre os anos de 2012 e 2014 a partir da história do material cerâmico dos índios Mbyá-Guarani no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, compondo uma breve síntese artístico-educativa promovida nas Tekoa Mboy y-ty (em Niterói) e Tekoa Kaaguy Hovy Porã (em Maricá). Após verificação de sua quase total inexistência nessas aldeias, essa ação procurou reavivar tal prática por meio de oficinas com suas crianças, criando interlocuções permanentes entre os agentes envolvidos.

PALAVRAS-CHAVE: Mbyá-Guarani. Cerâmica. Arte. Educação.

      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franklin Silva Alonso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Franklin da Silva Alonso. Graduado emEducação Artística em 2005 pelo Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com habilitação em História da Arte. É Mestre em Artes Visuais pela mesma instituição na linha Arte, Cognição e Cultura (2014). Endereço eletrônico: carvalonso@ig.com.br.

Downloads

Publicado

2015-07-16

Edição

Seção

Artigos