Pássaro Livre/Vogel Frei: um contramonumento paulistano.

Autores

  • Vivian Braga dos Santos Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Resumo

O artigo analisa a instalação Pássaro Livre/Vogel Frei (2003) dos artistas Horst Hoheisel e Andreas Knitz, sugerindo a noção de desaparecimento como principal elemento constitutivo do trabalho no que diz respeito ao tema da memória nas artes contemporâneas. Para tanto, o percurso analítico é organizado de duas maneiras. Por um lado, discorre-se sobre as aproximações entre a obra em questão e sua relação com a categoria de Contramonumento, do crítico norte-americano James Edward Young. Por outro, pondera-se as particularidades que a direção ideológica contida nesse logismo demonstra no contexto paulistano. Desse modo, argumentar-se-á certa celebração do desaparecimento como característica de um trabalho de arte de caráter contramonumental. 

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Biografia do Autor

Vivian Braga dos Santos, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Mestre em Artes Visuais (História, Crítica e Teoria da Arte) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com pesquisa desenvolvida em torno da produção artística contemporânea versada sobre experiências de Estados de exceção no século XX e suas potências como espaços de elaboração de memórias, relação defendida como uma espécie de Arte da elaboração . Graduou-se como Licenciada e Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e estudou História da Arte e Arqueologia na Université Paris X Nanterre (França). Atualmente é doutoranda na ECA/USP com tese que considera aproximações entre poéticas artísticas contemporâneas voltadas às catástrofes do século XX, literatura de testemunho, autobiografia e elementos de arte conceitual. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História, Crítica e Teoria da Arte e Arte-Educação.

 

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Publicado

2015-07-16

Edição

Seção

Artigos