Da Pintura e da Cor: Filosofia

Autores

  • Simone Vacaro Fogazzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paola Gomes Zordan Universidade Federal do rio Grande do Sul

Resumo

O presente artigo percorre aspectos filosóficos sobre a pintura, desde sua concepção mais remota até o modernismo. Traz apontamentos de Goethe, Nietzsche, Lichstenstein, Deleuze, Guattari e outros, situando a querela do desenho e da cor no século XVIII. Aborda as pesquisas sobre a cor na ciência, na filosofia e na arte, citando importantes pintores, como Klee e Kandinsky, entre outros, afirmando as relações intrínsecas entre pesquisas em arte sobre a cor e seus usos e as maneiras criadas por estes para ensiná-la. Por fim versa sobre concepções filosóficas na perspectivada diferença, mostrando a sensação como a via direta de apresentação das forças apreendidas na pintura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Vacaro Fogazzi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação, na linha de pesquisa Filosofias da Diferença e Educação FACED/UFRGS; Especialista em Museologia-Patrimônio Cultural IA/UFRGS; Licenciada em Educação Artística, habilitação Educação Artística e Artes Visuais IA/UFRGS; Membro do Departamento de Expressão e Movimento, área de Artes Visuais, do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Paola Gomes Zordan, Universidade Federal do rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação, Bacharel em Desenho e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da área de Didática das Artes do Departamento de Ensino e Currículo da UFRGS. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na linha Filosofias da Diferença e Educação.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Edição

Seção

Artigos