Arte em trânsito: Arte postal no cotejo entre intimidade e esfera pública Arte em

Autores

  • Caroline Saut Schroeder Universidade de São Paulo

Resumo

Tensões entre intimidade e esfera pública percorreram a modernidade para desembocarem, não menos retesadas, nos movimentos de vanguarda. Certas relações volúveis entre as duas instâncias subsistem ainda incômodas na arte contemporânea. Considerando a importância do conflito de forças na sensível dicotomia intimidade/esfera pública, esse artigo pretende retomar a análise da condição específica do cartão postal nas poéticas artísticas de vanguarda. Sendo um instrumento de mensagem pessoal transitando no mundo da comunicação de massa, o postal é ambíguo por si só, e se tornou essencial nas estratégias da mail art (arte postal, arte correo) nos anos 1960/70.

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Biografia do Autor

Caroline Saut Schroeder, Universidade de São Paulo

Caroline Saut Schroeder é historiadora e crítica de arte. Graduada em Gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná - EMBAP e Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, possui também Especialização em História da Arte Moderna e Contemporânea pela EMBAP e Mestrado em Artes Visuais – Teoria, Crítica e História da Arte pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - ECA/USP. Como bolsista da CAPES, pesquisou o boicote de artistas e críticos à X Bienal de São Paulo (1969) decorrente da repressão e censura imposta pelo regime militar.

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Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Artigos