Entre a presença plena e a ressonância impalpável: um olhar sobre o vazio na obra de Mira Schendel

Autores

  • Marcelo de Carvalho Borges Universidade de Uberaba – UNIUBE

Resumo

Neste texto pretende-se explorar as composições de palavras e elementos linguísticos criados por Mira Schendel, mas por seu viés em negativo, ou seja, pelo vazio e pela transparência que os envolvem e os atravessam. Esse estudo apoia-se, principalmente, no pensamento de Anne-Marie Christin, que na tentativa de desconstruir o modelo fonocêntrico de origem da palavra no ocidente, explora a influência da imagem e da superfície na escrita. Baseado na concepção da autora, que vê na branca superfície do suporte tudo, menos uma presença nula, o vazio no trabalho de Mira parece adequar-se a esta forma de leitura.

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Biografia do Autor

Marcelo de Carvalho Borges, Universidade de Uberaba – UNIUBE

Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais, 2002, Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, 2010. Interessa-se pelos seguintes temas: relações entre escrita e imagem, arte contemporânea, fotografia e design editorial. É designer gráfico, artista e, atualmente, professor do curso de Comunicação (Jornalismo e Publicidade) da Universidade de Uberaba – UNIUBE.

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Publicado

2011-12-23

Edição

Seção

Artigos