A partir de Através: considerações introdutórias sobre a pintura no contexto do Rio Grande do Sul

Autores

  • Eduardo de Souza Xavier PPGAV-UFRGS

Resumo

Este artigo discute a exposição Através, de Amélia Brandelli, assim como a ligação do contexto artístico do Rio Grande do Sul com a pintura. Demonstra-se, de forma não linear, a construção de um pensamento sobre a pintura enquanto campo de embate artístico, tanto prático quanto teórico, após a segunda metade do século XX no Estado. Ao pensar a inserção histórica das obras de Amélia Brandelli em seu contexto local, traz-se a obra de dois artistas já falecidos, Iberê Camargo e Heloisa Schneiders da Silva, e duas atuantes, Karin Lambrecht e Marilice Corona. Obras pertencentes a distintas gerações e que problematizam aspectos constitutivos da pintura e sua inserção no campo artístico.

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Biografia do Autor

Eduardo de Souza Xavier, PPGAV-UFRGS

Bacharel em Artes Visuais, com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo IA-UFRGS (2009). Mestrando em História, Teoria e Crítica da Arte pelo PPGAV-UFRGS. Foi selecionado no Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Produção Crítica em Artes Visuais (2010), através do qual publicou o livro Coisa em si – conversas com Lenora de Barros (Editora Zouk, 2011).

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Publicado

2011-07-31

Edição

Seção

Artigos