A percepção do grafismo autodidata que anuncia na cidade: produção e tradução do cotidiano

Autores

  • Daniely Meireles do Rosário Universidade Federal do Pará

Resumo

Este estudo se constitui na percepção de anúncios de salões de beleza, na cidade de Belém (PA) e está centrado no objeto gráfico que comunica, produzido pelo fazer autodidata de pintores e desenhistas. As placas, faixas e cavaletes apresentados revelam-se como objetos de linguagem, onde o harmônico e o bizarro dialogam relativamente numa superfície publicitária. A percepção destes objetos revela formas de produção e tradução do cotidiano, estabelecidos por figuras e tipos gráficos de simples acabamento e vocabulário. É neste fazer que se encontra toda a referência e a poética cotidiana da contemporaneidade, que produz novos valores e meios de tradução artística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniely Meireles do Rosário, Universidade Federal do Pará

Artista visual e professora da rede federal em Belém do Pará. Mestranda em Artes (UFPA) e professora do Plano Nacional de Professores (PARFOR), no curso de Artes Visuais, ministrando as disciplinas Percepção Visual e Linguagem Visual.

Downloads

Publicado

2011-07-31

Edição

Seção

Artigos