Política Externa Da China: Implicações Estratégicas e Geopolíticas Da Iniciativa “One Belt, One Road”

Autores

  • Brenda de Cassia Silva Gomes Universidade Federal de Santa Maria
  • Leonardo Miglioranza Castagna Universidade Federal de Santa Maria
  • Samuel Francisco da Silveira Brum Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as principais implicações geopolíticas e estratégicas da iniciativa chinesa One Belt, One Road (OBOR), anunciada em 2013, para além das questões econômicas envolvidas. Para isso, foca-se especialmente nos objetivos/interesses chineses e nas relações com os Estados envolvidos, analisando ambos os eixos (marítimo e terrestre) do projeto no que se refere aos impactos para a política global e para a estratégia de ascensão chinesa. O eixo terrestre “One Belt” avalia as possíveis consequências e desafios geopolíticos da iniciativa em relação à União Europeia, Ásia Central e Rússia. Da mesma forma, o eixo marítimo “One Road” avalia em relação ao Leste Asiático, Sudeste Asiático e Sul da Ásia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brenda de Cassia Silva Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP)

Leonardo Miglioranza Castagna, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP)

Samuel Francisco da Silveira Brum, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP)

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

de Cassia Silva Gomes, B., Miglioranza Castagna, L., & da Silveira Brum, S. F. (2019). Política Externa Da China: Implicações Estratégicas e Geopolíticas Da Iniciativa “One Belt, One Road”. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 12(22). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/87186

Edição

Seção

Artigos