A evolução da relação comercial Brasil-Índia nos governos Lula e Abdul Kalam

Autores

  • Amanda Santos Martins Pinto Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Aline Dresch Hiller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Taciele Silva Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Thaís Bettu Grezzana Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Em 2001, iniciou-se, no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), a Rodada de Doha, a qual propunha uma maior liberalização comercial e crescimento econômico de acordo com os interesses e necessidades dos países em desenvolvimento. Em consonância com outros países em desenvolvimento, Brasil e Índia defendem que o enfoque da Rodada deveria ser a agricultura, colaborando de forma a reduzir as desigualdades em relação aos países desenvolvidos e eliminar barreiras comerciais. Este artigo buscará analisar as políticas externas do primeiro governo Lula, de 2003 a 2006, e do governo de Abdul Kalam, de 2002 a 2007, bem como a natureza da aproximação entre os países no contexto da Rodada.

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Biografia do Autor

Amanda Santos Martins Pinto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Granduanda de Relações Internacionais da UFRGS

Aline Dresch Hiller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Granduanda de Relações Internacionais da UFRGS

Taciele Silva Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Granduanda de Relações Internacionais da UFRGS

Thaís Bettu Grezzana, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Granduanda de Relações Internacionais da UFRGS

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Santos Martins Pinto, A., Dresch Hiller, A., Silva Vieira, T., & Bettu Grezzana, T. (2019). A evolução da relação comercial Brasil-Índia nos governos Lula e Abdul Kalam. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 11(21). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/86650

Edição

Seção

Artigos