Acordo Mercosul-União Europeia à Luz da Teoria Heterodoxa da Integração

Autores

  • Rodrigo da Cunha Brites Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Moreira

Resumo

O presente artigo busca analisar as negociações do acordo de liberalização econômica entre o Mercosul e a União Europeia. Devido as inúmeras abordagens sobre este assunto através do paradigma liberal e percebendo que as negociações como um processo recente de integração inter-regional, o objetivo central é aprofundar o debate utilizando a teoria heterodoxa da integração. Para isso, retoma-se brevemente o histórico de aproximação dos blocos. Em seguida, analisa-se o contexto atual das negociações para enfim destacarem-se os estímulos negativos e positivos à negociação de acordo com a teoria. Dessa forma, ficam evidentes as pressões negativas que o setor agrícola francês, que a crise institucional da UE e do Mercosul e que os movimentos sociais dos trabalhadores fazem contra o acordo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Cunha Brites, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de graduação do quinto semestre em Relações Internacionais. Bolsista de Iniciação Cientíica do Grupo NEBRICS na Pesquisa "Investimento Estrangeiro Direto Chinês na América Latina".

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

Brites, R. da C., & Moreira, M. C. (2019). Acordo Mercosul-União Europeia à Luz da Teoria Heterodoxa da Integração. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 11(21). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/80759

Edição

Seção

Artigos