Sanções Econômicas no Governo Trump: O Uso do Dólar como Arma Política

Autores

  • José Paulo Silva Ferreira Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este artigo discute como o governo Trump utilizou o dólar como uma
arma política, aproveitando-se da sua posição como moeda-chave das relações econômicas internacionais. Busca-se identificar quais são os mecanismos de pressão financeira utilizados pelos Estados Unidos, no que os dispositivos implementados pela administração Trump diferem daqueles utilizados pelos governos Bush e Obama, quais são os países-alvo das sanções econômicas, e se estes têm buscado alternativas à arquitetura financeira internacional baseada no dólar. Foi feita uma análise histórica do processo de consolidação do dólar como moeda-chave, uma revisão bibliográfica sobre sanções e uma análise documental das sanções do governo Trump. O estudo mostra como os alvos reagiram às sanções e se suas contramedidas foram efetivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Paulo Silva Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Graduando em Relações Internacionais na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista de Iniciação Científica do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU).

Downloads

Publicado

2021-07-04

Como Citar

Silva Ferreira, J. P. (2021). Sanções Econômicas no Governo Trump: O Uso do Dólar como Arma Política. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 14(26). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/111570

Edição

Seção

Artigos