Redes de Advocacy Transnacional na Amazônia: O Projeto Saúde e Alegria

Autores

  • Samay Gomes Rocha Lima Santos Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília

Resumo

Apresentando conceitos fundamentais no estudo da governança ambiental
global, o presente artigo aborda a inserção da ONG Projeto Saúde e Alegria (PSA) em redes transnacionais. A iniciativa de atender populações ribeirinhas do Oeste do Pará obteve notoriedade ao ser levada para a arena internacional. Tal destaque possibilitou seu fortalecimento enquanto organização da sociedade civil local, que passou a ser financiada por instituições brasileiras e estrangeiras, em 1991. Na forma de estudo de caso, este trabalho tem o objetivo de contextualizar a trajetória de internacionalização do PSA sob a ótica de teorias consagradas no campo da governança global e das redes de ativismo transnacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samay Gomes Rocha Lima Santos, Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília

Graduanda em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Desenvolveu pesquisa sobre a atuação de redes transnacionais na Amazônia pelo Programa de Iniciação Científica (PROIC/CNPQ).

Downloads

Publicado

2021-07-04

Como Citar

Rocha Lima Santos, S. G. (2021). Redes de Advocacy Transnacional na Amazônia: O Projeto Saúde e Alegria. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 14(26). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/107612

Edição

Seção

Artigos