A (Sub)Condição Whipala: Uma Análise Decolonial sobre a Violência Estrutural e Cultural Contra os Povos Originários na Bolívia Pós-Ruptura Democrática (2019)

Autores

  • Guilherme Fenício Alves Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universide Potiguar (UNP)
  • Enzo Gabriel Oliveira Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

Sob a luz do enfoque decolonial, o presente artigo tem por objetivo analisar o aprofundamento da violência estrutural e cultural na Bolívia contra os povos nativos a partir da crise democrática, em 2019. Neste ínterim, a análise estruturase da seguinte forma: inicialmente, é discorrido sobre as contribuições decoloniais ao campo das Relações Internacionais; em sequência, discute-se sobre a narrativa colonial de dominação étnica na formação histórica boliviana; posteriormente, é enfatizada a ruptura do projeto plurinacional boliviano em razão da fratura democrática; e por fim, é analisada a conjuntura de repressão institucional e simbólica contra minorias étnicas. Logo, observa-se o dado cenário de violência estrutural e cultural enquanto expressão da construção narrativa colonial na Bolívia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Fenício Alves Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universide Potiguar (UNP)

Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Potiguar (UNP). Bacharelando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fundador do Grupo de Pesquisa e Estudos Contemporâneos em R.I (GPECRI), ex-Membro do Centro de Estudos Internacionais (CEI), e ex-Diretor de Projetos Sociais da Empresa Júnior de Consultoria Internacional (OXE).

Enzo Gabriel Oliveira Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Bacharelando em Direitos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Fundador do Grupo de Diálogos Literários do curso de Direito da UFRN (Tertúlia); Membro da diretoria administrativa do Modelo de Simulações para Rede Pública (UNEMUN); Membro da Diretoria Acadêmica da Simulação de Organismos Internacionais da UFRN (SOI); Membro do Modelo de Simulações Internacionais Potiguar (POTIMUN).

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Macedo, G. F. A., & Medeiros, E. G. O. (2021). A (Sub)Condição Whipala: Uma Análise Decolonial sobre a Violência Estrutural e Cultural Contra os Povos Originários na Bolívia Pós-Ruptura Democrática (2019). Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 13(25). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/107505

Edição

Seção

Artigos