A Influência da Líbia na Criação da União Africana: a Ascensão do Continente no Cenário Internacional

Autores

  • Luiza Ferreira Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Larissa Kröner Bresciani Teixeira Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Resumo

O presente trabalho visa analisar a influência da política externa da Líbia e, sobretudo, das políticas governamentais do governo Gaddafi que auxiliaram para a criação da União Africana (UA). O século XX foi marcado pela presença do pensamento pan-africanista na luta pelas independências e autodeterminação das nações africanas, sendo isto ressaltado pelo Ano Africano (1960) e pela criação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 1963. A criação da UA em 2002 representou a ascensão do continente africano no cenário internacional. Assim, a UA é resultado do suporte político e econômico de nações regionalmente influentes, como a Líbia, em prol da edificação de um projeto de integração regional com o propósito de desenvolver socioeconomicamente o continente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Ferreira Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Luiza é graduanda do sétimo semestre de Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Larissa Kröner Bresciani Teixeira, Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Larissa é graduada em Direito pela Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e graduanda do sexto semestre de História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Flores, L. F., & Teixeira, L. K. B. (2021). A Influência da Líbia na Criação da União Africana: a Ascensão do Continente no Cenário Internacional. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 13(25). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/107487

Edição

Seção

Artigos