Gênero na Guerra: a Unidade de Defesa das Mulheres (YPJ) na Desconstrução das Narrativas de Gênero da Guerra

Autores

  • Anna Tereza Scartezini Universidade Federal Fluminense

Resumo

O presente artigo tem como problema de pesquisa a desconstrução das
narrativas de gênero nos conflitos armados pela Unidade de Defesa das Mulheres (YPJ). A YPJ nasceu como um grupo paramilitar curdo exclusivamente feminino no nordeste da Síria no contexto de guerra civil e expansão do autoproclamado Estado Islâmico no país. Dois aspectos singulares permitem-na configurar uma exceção à masculinidade hegemônica presente nas esferas militares: ser um exército de mulheres e ser um exército para mulheres. O trabalho apoia-se na teoria feminista da segurança para provocar a superação dos limites do ideal tradicionalista de guerra nas Relações Internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Tereza Scartezini, Universidade Federal Fluminense

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e membro do GT em Oriente Médio no Centro de Estudos Asiáticos (CEA-UFF)

Downloads

Publicado

2021-01-19

Como Citar

Scartezini, A. T. (2021). Gênero na Guerra: a Unidade de Defesa das Mulheres (YPJ) na Desconstrução das Narrativas de Gênero da Guerra. Revista Perspectiva: Reflexões Sobre a temática Internacional, 13(25). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/RevistaPerspectiva/article/view/107374

Edição

Seção

Artigos