Revista Gaúcha de Enfermagem

ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 

A Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul edita e publica a Revista Gaúcha de Enfermagem (RGE) para divulgar a produção científica da Enfermagem e áreas afins.

A RGE foi criada em 1976 e a partir de 2018 (v. 39) adota o formato de publicação contínua (rolling pass).

Classificação no Qualis-Periódicos (Capes): Internacional B1


Sou autor, como devo proceder?
Diretrizes para autores/Author Guidelines/Directrices para autor
Declaração de responsabilidade
Taxas e Assinaturas


Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA PARA NÚMERO ESPECIAL

 
CHAMADA PARA NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM (RGE)

Tema: A campanha Nursing Now e o empoderamento da Enfermagem

Súmula: esta chamada destina-se ao produção de volume temático a ser publicado pela Revista Gaúcha de Enfermagem dedicado a divulgação de estudos relacionados a iniciativa Nursing Now (https://www.nursingnow.org/) promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e International Council of Nurses (ICN) que almeja o empoderamento dos profissionais de  enfermagem como protagonistas da saúde. A Campanha Nursing Now Brasil é liderada  pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEn) em parceria com o Centro Colaborador da OMS para Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem / USP-Ribeirão Preto e conduzida pelo Grupo de Trabalho Nursing Now Brasil. Os manuscritos poderão ser submetidos em 3 eixos temáticos que correspondem as metas estabelecidas para a campanha no Brasil (http://nursingnowbr.org/metas-2020):
- Fortalecimento da educação e desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança;
- Melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem;
- Práticas efetivas e inovadoras de Enfermagem com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional.
 
Serão aceitas submissões de artigos originais resultantes de projetos de pesquisa, relatos de experiências exitosas/inovadoras de ensino/aprendizagem e reflexões teóricas, sendo elementar vincular pressuposto da campanha Nursing Now ao longo da seções. Não serão aceitos estudos de revisão.

Recomenda-se que cada autor e/ou co-autor, submeta, no máximo, 01 manuscrito oriundo de dados produzidos nos últimos 03 anos.

O processo de avaliação seguirá os mesmos procedimentos utilizados para os números regulares, explicitados nas normas da revista.

A submissão dos manuscritos deve ser feita no endereço eletrônico da Revista Gaúcha de Enfermagem (https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo) e seguir o mesmo fluxo dos números regulares. Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/rgenf/pinstruc.htm.

É imprescindível na carta ao editor explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial Nursing Now, e deve ser digitada no campo “author's cover letter”/“carta de apresentação do autor” no próprio site.

O prazo de submissão dos artigos inicia em 02 de janeiro e encerra-se em 30 de maio de 2020.

 
Publicado: 2019-12-18
 

ALTERAÇÃO TAXAS DE SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO

 

Informamos que a partir de 01 de janeiro de 2020 haverá alteração das taxas da Revista Gaúcha de Enfermagem:


Taxa de Submissão: R$ 200,00

Taxa de Publicação: R$ 1.000,00

 

Atenciosamente,

Comissão Editorial da RGE

 
Publicado: 2019-12-09
 

RGE é a segunda revista mais citada nos países Ibero-americanos

 

Ranking Cuiden Citación 2018

A Revista Gaúcha de Enfermagem está posicionada em 2º lugar no índice das Revistas mais citadas na Ibero-américa. 

Parabéns aos autores, editores e leitores!

Veja a classificação em:

http://fundacionindex.com/wp-content/uploads/2019/07/CITACION18b.pdf

 
Publicado: 2019-11-13
 

RGE é Qualis A2

 
RGE EM NOVO PATAMAR NO QUALIS-PERIÓDICOS
De acordo com a nova metodologia adotada pela Capes, temos satisfação em informar que a Revista Gaúcha de Enfermagem foi classificada no estrato A2.
Este avanço é fruto da parceria entre comissão editorial, autores e colaboradores que trabalham incansavelmente para a qualificação da RGE.
Todos estamos de parabéns.

 
Publicado: 2019-07-19
 

CHAMADA PARA NÚMERO ESPECIAL DA RGE

 

TEMA: Os 68 anos da Escola de Enfermagem e 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

SÚMULA: esta chamada destina-se ao número especial da Revista Gaúcha de Enfermagem dedicado às comemorações dos 68 anos da Escola de Enfermagem (EENF) e dos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo é divulgar as produções de pesquisadores da comunidade acadêmica da Escola de Enfermagem, vinculados ou não ao PPGENF-UFRGS, membros de Grupos de Pesquisas ou pesquisadores independentes da EENF. 

Aceitam-se submissões de artigos originais resultantes de projetos de pesquisa, relatos de experiências exitosas de ensino/aprendizagem e reflexões teóricas. Não serão aceitos estudos de revisão.

Recomenda-se que cada docente, como autor e/ou co-autor, submeta até 02 manuscritos oriundos das produções dos últimos 03 anos.

O processo de avaliação seguirá os mesmos procedimentos utilizados para os números regulares, explicitados nas normas da revista.

A submissão dos manuscritos deve ser feita no endereço eletrônico da Revista Gaúcha de Enfermagem (https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo) e seguir o mesmo fluxo dos números regulares. Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis em:https://bit.ly/2LUeQWu.

 Na carta ao editor explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial, e deve ser digitada no campo “author's cover letter”/“carta de apresentação do autor” no próprio site.

          O prazo de submissão dos artigos encerra-se em 30 de abril de 2019.

 
Publicado: 2019-01-07 Mais...
 

HABILITAÇÃO DO DOI: DIGITAL OBJECT IDENTIFIER

 

O doi designado em cada artigo recém-publicado na plataforma SEER-UFRGS poderá não estar com o link habilitado no Crossref.

Tão logo o artigo estiver publicado na plataforma SciELO, o doi estará habilitado e pronto para o registro do artigo no currículo Lattes.

 
Publicado: 2018-04-16
 

RGE v. 39 (2018)

 

Encontram-se disponíveis, no formato ahead of print os artigos do vol. 39 (2018) da Revista Gaúcha de Enfermagem.

Os artigos estão em sua versão final, porém ainda não editados ou formatados para a publicação impressa. 

Lembramos que a partir deste ano os artigos serão publicados na modalidade rolling pass, em volume único, sendo disponibilizados em fluxo contínuo.

Boa leitura!

 
Publicado: 2018-01-11
 

Identificador ORCID

 
ATENÇÃO!
Em consonância com o padrão SciELO, já está vigorando a obrigatoriedade da inserção do identificador ORCID, pelo menos do autor responsável pela submissão do manuscrito.
Faça o registro para obter seu identificador pessoal digital ORCID em: https://orcid.org/
 
Publicado: 2017-09-11
 

REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM 2018

 

Prezados leitores,

Acompanhando as tendências da editoração científica, a partir do v.39, 2018, a Revista Gaúcha de Enfermagem passará a ser publicada exclusivamente no formato eletrônico, na modalidade de fluxo contínuo (rolling pass) com acesso livre, o que significa acesso aberto imediato aos artigos nela publicados, possibilitando sua leitura/impressão de artigos a todos os interessados.

A RGE continuárá disponível nas plataformas:

SciELO: 

http://www.scielo.br/rgenf  e

SEER/UFRGS: 

http://www.seer.ufrgs.br/revistagauchadeenfermagem 

 
Publicado: 2017-09-05 Mais...
 

COLEÇÃO COMPLETA DA RGE A PARTIR DE 1976

 

Temos a satisfação de informar que a coleção completa da Revista Gaúcha de Enfermagem - a partir do v. 1, n. 1, 1976 - encontra-se disponível na plataforma SEER-UFRGS.

 
Publicado: 2017-07-26
 
Outras notícias...