Métodos e técnicas de debriefing utilizados em simulação na enfermagem

Juliana da Silva Garcia Nascimento, Jordana Luiza Gouvêa de Oliveira, Mateus Goulart Alves, Fernanda Titareli Merizio Martins Braga, Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, Maria Celia Barcellos Dalri

Resumo


Objetivo: Identificar na literatura métodos e técnicas de debriefing utilizados no processo de
ensino e aprendizagem na simulação em enfermagem.
Métodos: Revisão integrativa, nas bases de dados PubMed/MEDLINE®, LILACS, Scopus e
CINAHL®, com os descritores “enfermagem”, “educação em enfermagem”, respectivos
termos em inglês e espanhol e a palavra chave “debriefing” Incluíram-se 12 estudos
primários, nos idiomas português, inglês e espanhol, de janeiro de 2008 a dezembro de 2018.
Utilizou-se análise qualitativa para categorização dos domínios.
Resultados: Identificaram-se os métodos de debriefing Meaningful Learning; based on
principles of transfer of learning; model of clinical reasoning, interprofissional, com bom
julgamento e estruturado, e técnicas self-debriefing; oral; Eye-Tracking; videoassistido e
written debriefing.
Conclusões: Sobressaíram-se o método estruturado e a técnica oral com vídeo. Um método
não foi superior ao outro, mas eficaz para determinada proposta. Não foram encontrados
estudos nacionais. Sugere-se, pesquisas sobre a eficácia dos métodos e técnicas debriefing na
enfermagem.
Palavras-chave: Enfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologia
educacional. Simulação.


Palavras-chave


Enfermagem. Educação em enfermagem. Debriefing. Tecnologia educacional. Simulação.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447