Construção e validação de videoaula sobre ressuscitação cardiopulmonar

Mateus Goulart Alves, Denise Ferreira Gomide Batista, Aldenora Laísa Paiva de Carvalho Cordeir, Marcelo Donizeti Silva, Jocilene de Carvalho Miraveti Canova, Maria Célia Barcellos Dalri

Resumo


Objetivo: Construir e validar um objeto contemporâneo virtual de ensino, videoaula, sobre
ressuscitação cardiopulmonar no adulto em suporte básico de vida com o uso do desfibrilador
externo automático no ambiente hospitalar.
Métodos: Trata-se de uma pesquisa aplicada, de produção tecnológica, com produção de
vídeoaula de acordo com a trajetória metodológica proposta por Fleming, Reynolds e
Wallace. Desenvolvido na Universidade do Estado de Minas Gerais e na Escola de
Enfermagem de Ribeirão Preto no período de janeiro de 2017 a março de 2018. Participaram
16 enfermeiros expertises na área de urgência e emergência. Para concordância interavaliadores
foi utilizado a estatística AC1 de Gwet.
Resultados: A validação do roteiro/script e storyboard foi alcançada a concordância interavaliadores,
de acordo com Landis e Kock, classificada em “concordância moderada”, com
AC1=0,59 e p<0,0001.
Conclusões: A videoaula construída e validada neste estudo, representa importante estratégia
contemporânea adequada para aplicação no processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Tecnologia educacional. Reanimação
cardiopulmonar. Cuidados para prolongar a vida.


Palavras-chave


Ensino. Aprendizagem. Tecnologia educacional. Reanimação cardiopulmonar. Cuidados para prolongar a vida.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447