Perfil de atendimento e satisfação dos usuários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

Gabriela Reginatto Battisti, Aline Branco, Rita Catalina Aquino Caregnato, Mônica Maria Celestina De Oliveira

Resumo


Objetivo: Conhecer o perfil de atendimento e satisfação dos usuários atendidos pelo Serviço
de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Métodos: Estudo transversal dos 854 atendimentos realizados pelas equipes de Suporte
Avançado de Vida (SAV) do SAMU de Porto Alegre/RS, no primeiro trimestre de 2016.
Participaram 164 usuários ou responsáveis que responderam via telefone questões referentes
ao atendimento realizado. Análise realizada através dos Testes de Spearman e Qui-quadrado.
Estudo aprovado em Comitê de Ética e Pesquisa das Instituições envolvidas.
Resultados: Observou-se maior percentual de atendimentos clínicos (48,2%) seguidos pelos
atendimentos aos traumas (32,8%). Sobre o atendimento pelo telefone, 71,4% dos
participantes classificaram o serviço como ‘muito bom’ enquanto o atendimento presencial
foi assim classificado por 76,8% dos respondentes. Desses, 81,1% afirmaram que o
atendimento foi resolutivo.
Conclusões: O tipo clínico se destaca entre os atendimentos e os usuários revelam satisfação
com o serviço prestado, considerando que esse atende a população resolutamente.
Palavras-chave: Serviços médicos de emergência. Enfermagem em emergência. Satisfação
do paciente.


Palavras-chave


Serviços médicos de emergência. Enfermagem em emergência. Satisfação do paciente.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447