Fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de escolas públicas

Maria Fernanda Santos Figueiredo Brito, Lucineia de Pinho, Alexandre Botelho Brito, Romerson Brito Messias, Sirlaine de Pinho, Amanda Amaral Oliveira, Carla Silvana Oliveira e Silva, Valéria Volker, Marise Silveira Fagundes

Resumo


Objetivo: Avaliar os fatores associados ao estilo de vida de estudantes do ensino médio de
escolas públicas.
Método: Estudo transversal e analítico, realizado em Montes Claros, Minas Gerais.
Participaram 819 estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, em 2016/2017.
Utilizou-se um questionário que contemplava variáveis sociodemográficas, escolares,
autopercepção da qualidade de vida, sintomas depressivos, adicção em Internet e estilo de
vida. Utilizou-se Razão de Chances, mediante a Regressão Logística.
Resultados: Entre os participantes, 92,2% possuíam estilo de vida desejável, com escore
médio de 70,75 pontos (±11,60). Na análise múltipla, permaneceram associadas ao estilo de
vida as variáveis autopercepção da qualidade de vida (p=0,005), sintomas depressivos
(p<0,001) e adicção em Internet (p=0,007).
Conclusão: A melhoria da qualidade de vida, apoio emocional e educação quanto ao uso
adequado da Internet devem ser abordados pelo enfermeiro nas ações de promoção da saúde
no ambiente escolar.
Palavras-chave: Estilo de vida. Estudantes. Saúde do estudante. Enfermagem. Saúde pública.


Palavras-chave


Estilo de vida. Estudantes. Saúde do estudante. Enfermagem. Saúde pública.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447