Recursos e competências para gestão de práticas educativas por enfermeiros: revisão integrativa

Cintia Koerich, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni, Rebeca Coimbra, Karina Sofia Tavares, Alacoque Lorenzini Erdmann

Resumo


Objetivo: Conhecer os recursos utilizados e as competências necessárias ao enfermeiro para
a gestão das práticas educativas nos serviços de saúde.
Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados
Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME), PubMed
Central (PMC), Scopus e Web of Science (WoS), a qual após análise resultou em 18 estudos,
publicados entre o período de 2011 a 2017, que foram apresentados em três categorias.
Resultados: Os resultados foram apresentados nas categorias: recursos instrumentais
utilizados na educação em saúde, recursos tecnológicos aplicados às práticas educativas, e
competências para gestão das práticas educativas.
Conclusão: Este estudo traz como contribuição para a prática do enfermeiro subsídios para o
desenvolvimento da gestão das práticas educativas nos serviços de saúde por meio de
recursos tecnológicos e instrumentais e de competências profissionais que visam o
desenvolvimento da equipe, autonomia do usuário e crescimento institucional.
Palavras-chave: Educação. Educação em saúde. Enfermagem. Supervisão de enfermagem.
Liderança. Gestão em saúde.


Palavras-chave


Educação. Educação em saúde. Enfermagem. Supervisão de enfermagem. Liderança. Gestão em saúde.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447