Estratégias de comunicação efetiva no gerenciamento de comportamentos destrutivos e promoção da segurança do paciente

Felice Teles Lira dos Santos Moreira, Regiane Clarice Macêdo Callou, Grayce Alencar Albuquerque, Roberta Meneses Oliveira

Resumo


Objetivo: Descrever e analisar estratégias de comunicação interprofissional efetiva no
gerenciamento de comportamentos destrutivos no trabalho hospitalar e promoção da
segurança do paciente.
Métodos: Estudo descritivo e qualitativo, desenvolvido com 29 profissionais de saúde de
hospital público no Ceará, Brasil. Os dados foram coletados em 2014, mediante entrevista em
profundidade, analisados pela técnica de análise de conteúdo, com o software MAXQDA®, e
discutidos segundo referenciais da segurança do paciente.
Resultados: Emergiram 27 unidades de contexto da análise do conteúdo abordando
estratégias de comunicação efetiva para gerenciamento de comportamentos destrutivos,
destacando-se: reuniões em equipe com diálogo aberto, avaliação de desempenho e feedback;
e exercício da liderança com ênfase no suporte individual, treinamentos, reconhecimento e
respeito mútuos.
Conclusões: Estratégias individuais e grupais focalizadas em habilidades de comunicação e
estabelecimento de respeito mútuo no trabalho atuam como barreiras a comportamentos
destrutivos e, se adequadamente instituídas, têm impacto positivo na segurança do paciente.
Palavras-chave: Comunicação interdisciplinar. Relações interpessoais. Comportamento
social. Atitude do pessoal de saúde. Segurança do paciente.


Palavras-chave


Comunicação interdisciplinar. Relações interpessoais. Comportamento social. Atitude do pessoal de saúde. Segurança do paciente.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447