Metodologia ágil Scrum: uso pelo enfermeiro em jogo educativo sobre manejo seguro de medicamentos

Jossandro Rodrigues da Cruz, Luciana Schleder Gonçalves, Ana Paula Magalhães de Abreu de Giacomo

Resumo


Objetivo: Evidenciar o papel do enfermeiro como gerente de projeto nas fases de
planejamento e desenvolvimento de um jogo educativo sobre manejo seguro de
medicamentos para técnicos de enfermagem.
Método: Relato de caso de experiência no emprego da metodologia ágil Scrum com o
objetivo da criação do jogo educativo, realizada em reuniões quinzenais do grupo
participante, entre dezembro de 2015 a dezembro de 2018, em um hospital universitário
de Curitiba.
Resultados: As habilidades do enfermeiro em conduzir o grupo empregando a
metodologia ágil Scrum foram demonstradas de forma efetiva e levaram ao alcance dos
objetivos.
Conclusões: Ao compartilhar sua experiência clínica e educacional, aliando as
competências gerenciais desenvolvidas ao longo da sua prática profissional, o
enfermeiro é capaz de contribuir não só com o conhecimento científico sobre qualidade
e segurança do paciente, mas também no gerenciamento de projetos e alcance de
objetivos traçados em equipe.
Palavras-chave: Segurança do paciente. Educação em saúde. Informática em
Enfermagem. Tecnologia educacional. Educação continuada.


Palavras-chave


Segurança do paciente. Educação em saúde. Informática em Enfermagem. Tecnologia educacional. Educação continuada.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447