Construção e desenvolvimento de cenários de simulação realística sobre a administração segura de medicamentos

Ana Luísa Petersen Cogo, Elisabeth de Fátima da Silva Lopes, Fernanda Rosa Indriunas Perdomini, Giovana Ely Flores, Maria Rejane Rosa dos Santos

Resumo


Objetivo: Descrever a construção de cenários e desenvolvimento da técnica de simulação realística em saúde sobre administração
segura de medicamentos pela enfermagem.
Método: Relato de experiência envolvendo as etapas de formação dos facilitadores, construção de cenários, desenvolvimento da
simulação realística com a enfermagem de um hospital de ensino na Região Sul do Brasil fundamentada pelas diretrizes das melhores
práticas em simulação da International Nursing Association for Clinical Simulation and Learning. A atividade foi desenvolvida de
outubro de 2017 a maio de 2018.
Resultados: Foram construídos quatro cenários baseados em eventos adversos ocorridos na instituição hospitalar. As enfermeiras
educadoras realizaram formação como facilitadoras. Houve preocupação com a fidelidade dos cenários e com a execução das etapas
de briefing e debriefing.
Conclusões: A simulação permitiu a reflexão do “modo de fazer” das equipes, ajustando o processo de preparo e administração de
medicamentos às recomendações institucionais com foco na segurança do processo.
Palavras-chave: Educação continuada. Serviço hospitalar de educação. Educação em enfermagem. Treinamento por simulação.
Segurança do paciente.


Palavras-chave


Educação continuada. Serviço hospitalar de educação. Educação em enfermagem. Treinamento por simulação. Segurança do paciente.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447