A formação contínua no desenvolvimento de competências do professor de enfermagem

Rogério Manuel Ferrinho Ferreira, Ana Clara Pica Nunes

Resumo


Objetivo: Conhecer a importância atribuída à formação contínua no desenvolvimento de
competências do professor.
Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, envolvendo quinze (15) professores de
carreira, da área científica de enfermagem, de duas instituições públicas de ensino superior em
Portugal, selecionados intencionalmente. Os dados foram recolhidos utilizando a técnica dos
grupos de discussão e foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Este
processo foi submetido à avaliação de dois peritos, resultando coeficientes de concordância,
que oferecem garantias em relação às inferências e processo de categorização.
Resultados: Emergiu o desenvolvimento profissional do professor (categoria), envolvendo
dois indicadores: a aprendizagem e conhecimento profissional e o desenvolvimento de
competências.
Conclusões: Os dados obtidos permitem colocar em evidência que a formação contínua é
determinante no desenvolvimento profissional destes professores, pela aprendizagem e
conhecimento profissional e no desenvolvimento de competências.
Palavras-chave: Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.


Palavras-chave


Formação continuada. Educação em enfermagem. Professor. Competências.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447