Construção de hipermídia para apoio ao ensino da sistematização da assistência de enfermagem

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, Cláudia Cristiane Filgueira Martins Rodrigues, Marcos Antonio Ferreira Júnior, Maria Isabel Domingues Fernandes, José Carlos Amado Martins, Viviane Euzébia Pereira Santos

Resumo


Objetivos: Descrever o processo de construção de hipermídia para apoiar o ensino da
Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE).
Métodos: Pesquisa metodológica de desenvolvimento de uma tecnologia educacional. As
etapas de construção da hipermídia ocorreram de fevereiro de 2015 a março de 2016 e
integraram estudos teóricos, realização de grupo focal com docentes e processo de
desenvolvimento da tecnologia educacional à luz do referencial da Teoria da Aprendizagem
Significativa.
Resultados: A hipermídia é composta por conteúdo interativo e apresenta uma tela inicial
com um mapa conceitual que orienta um caminho livre de aprendizado sobre quatro aspectos
estruturantes na aprendizagem da SAE: conceito, histórico e benefícios; aspectos ético-legais;
operacionalização; e Processo de Enfermagem: etapas e integração do técnico em
enfermagem.
Conclusões: Concluiu-se que é fundamental que as tecnologias educacionais sejam
construídas a partir de uma fundamentação pedagógica que sustente sua incorporação nos
ambientes de ensino.
Palavras-chave: Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem.
Desenvolvimento tecnológico.


Palavras-chave


Materiais de ensino. Tecnologia educacional. Educação em enfermagem. Desenvolvimento tecnológico.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447