Grupo de gestantes de alto-risco como estratégia de educação em saúde

Francisca Liduina Cavalcante Alves, Elaine Meireles Castro, Flávia Keli Rocha Souza, Maria Cleene Pereira de Sousa Lira, Francisca Leonilda Rodrigues Sampaio, Lívia de Paulo Pereira

Resumo


Objetivo: Compreender a importância do grupo no processo de cuidado de enfermagem as
gestantes de risco.
Métodos: Estudo qualitativo, descritivo realizado na Maternidade Escola Assis
Chateaubriand, de fevereiro a março/2017, através de grupos focais com 24 gestantes
internadas. Dados submetidos à análise de conteúdo e as ideias relevantes dos discursos foram
extraídas, formando categorias.
Resultados: Construíram três categorias: Grupos interativos como espaço de vínculo e
convivência, Estratégia educativa como abordagem das boas práticas do parto/nascimento,
Repercussão da experiência do grupo no fortalecimento do vínculo entre equipe de saúde e
gestante. Os grupos promovem partilha de experiência, aprendizado e reflexão sobre as
possibilidades e limitações do processo saúde-doença, reduzindo a ansiedade e contribuindo
para o empoderamento na tomada de decisões.
Conclusão: As considerações das gestantes nortearam a equipe no desenvolvimento do grupo
e efetivá-lo como espaço estratégico de cuidados, ampliação do conhecimento e relação de
confiança, impactando na qualidade da assistência.
Palavras-chave: Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde.
Saúde da mulher.


Palavras-chave


Gravidez de alto risco. Cuidados de enfermagem. Educação em saúde. Saúde da mulher.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447