Motivos do abuso de substâncias psicoativas por mulheres assistidas em Centro de Atenção Psicossocial

Keity Laís Siepmann Soccol, Marlene Gomes Terra, Stela Maris de Mello Padoin, Danilo Bertasso Ribeiro, Daiana Foggiato de Siqueira, Janaina Lunardi Canabarro

Resumo


Objetivo: Compreender os motivos atribuídos por mulheres ao abuso de substâncias psicoativas.
Método: Abordagem qualitativa de natureza fenomenológica. Foram entrevistadas 12 mulheres usuárias de substâncias psicoativas em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas, no Sul do Brasil. As entrevistas foram realizadas entre maio e junho de 2013. Os dados foram interpretados à luz da Fenomenologia Social de Alfred Schütz.
Resultados: O abuso de substâncias psicoativas é motivado pela influência das pessoas com as quais as mulheres mantêm um relacionamento ou com as quais conviveram. Ainda, as perdas e os conflitos familiares vivenciados também foram como um estopim para o abuso de substâncias psicoativas.
Conclusão: A assistência à saúde das mulheres necessita atender além das demandas, na medida em que deve levar em consideração a história de vida dessas mulheres.
Palavras-chave: Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Transtornos relacionados ao uso de álcool. Mulheres.


Palavras-chave


Serviços de saúde mental. Transtornos relacionados ao uso de substâncias. Transtornos relacionados ao uso de álcool. Mulheres.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447