Comunicação em saúde por meio do ambiente virtual: relato de experiência

Mônica Beatriz Ortolan Libardi, Júlia Maria de Oliveira Duarte, Josilene Albino de Freitas Lima, Sandra de Nazaré Costa Monteiro, Tiago Silva Vaz, Zelinda Torri

Resumo


Objetivo: relatar a experiência da estratégia de comunicação em saúde por meio de hospedagem de vídeos de saúde em um ambiente virtual.
Método: relato de experiência com educação em saúde por hospedagem de vídeos nos temas reanimação cardiopulmonar, obstrução da via aérea por corpos estranhos e hemorragias, utilizando páginas da internet (site) de compartilhamento de vídeos (YouTube), páginas acessíveis na internet (websites) e ferramentas para melhorarem tarefas (aplicativos). Resultados: em dezessete meses, houve 31.727 visualizações para os temas de reanimação e obstrução, onde sessenta e nove países acessaram os vídeos, com destaque para Brasil e Estados Unidos; os vídeos de hemorragias tiveram 5.400 visualizações, pelos mesmos países. Considerações finais: a utilização da comunicação por meio de hospedagem de vídeos de saúde em um ambiente virtual é de extrema importância para educação popular.
Palavras chave: Emergências. Mídias sociais. Educação em saúde. Participação da comunidade.


Palavras-chave


Emergências. Mídias sociais. Educação em saúde. Participação da comunidade.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447