Satisfação no parto normal: encontro consigo

Rafaela Camila Freitas da Silva, Bruna Felisberto de Souza, Monika Wernet, Márcia Regina Cangiani Fabbro, Ana Carolin Belmonte Assalina, Jamile Claro de Castro Bussadori

Resumo


Objetivo: Compreender a satisfação da mulher na experiência do parto normal.
Metodologia: Estudo qualitativo, exploratório, descritivo, desenvolvido em janeiro e fevereiro de 2017, a partir de entrevista com vinte mulheres satisfeitas com o parir, residentes em município do interior de São Paulo. O Interacionismo Simbólico e Análise de Conteúdo Temática sustentaram o estudo.
Resultados: O tema central “Parto normal como encontro consigo”, desenvolvido a partir de três unidades temáticas retratam a satisfação no parto normal: “Decisão pelo parto normal”, “Parto com suporte acolhedor”; “Violências: nem tudo são flores”. A satisfação foi correlacionada com efetivação do desejo de parir, suporte acolhedor de doulas/profissionais de saúde e presença de acompanhante/familiares no processo, mas também revela partos marcados por vivências invasivas, impositivas e não acolhedoras.
Conclusão: O empoderamento favorecido e sentido pela mulher na vivência do parto normal, reforça a premência de investimentos para efetivar transformações socioculturais que sustentam o nascer no Brasil.
Palavras-chave: Parto normal. Enfermagem obstétrica. Satisfação do paciente. Tomada de decisões.


Palavras-chave


Parto normal. Enfermagem obstétrica. Satisfação do paciente. Tomada de decisões.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447