Formação na residência de enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família sob a ótica dos egressos

Thiago Magela Ramos, Heloíza Maria Siqueira Rennó

Resumo


Objetivo: Compreender o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais a
partir da formação proporcionada pela Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde
da Família de uma universidade pública brasileira sob a ótica dos egressos e análise do
Projeto Pedagógico.
Método: Estudo qualitativo, tipo estudo de caso realizado com os 21 egressos da Residência
em Enfermagem citada. Os dados foram coletados entre os meses de dezembro/2016 e
julho/2017, tendo como fontes entrevistas individuais com os egressos, gravadas, transcritas e
analisadas pela Análise Temática de Conteúdo, com suporte do software ATLAS ti e análise
documental do Projeto Pedagógico.
Resultados: Duas categorias emergiram: “Perfil profissional para a aquisição de
competências e habilidades” e “Fatores influentes para o desenvolvimento das competências e
habilidades”.
Considerações finais: Os egressos reconheceram a importância da Residência em seus
processos formativos. Porém, apontaram diretivas como o aprimoramento das relações
interpessoais e a ampliação do desenvolvimento da competência
Administração/Gerenciamento.
Palavras-chave: Enfermagem. Internato e residência. Atenção primária à saúde.


Palavras-chave


Enfermagem. Internato e residência. Atenção primária à saúde.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447