A construção de objeto de aprendizagem sobre doenças transmissíveis para agentes comunitários de saúde

Kátia Cilene Ferreira Pacheco, Marcelo Schenk de Azambuja, Andrea Wander Bonamigo

Resumo


Objetivo: Descrever a elaboração de um Objeto de Aprendizagem sobre doenças transmissíveis, sua identificação, vigilância e prevenção, para Agentes Comunitários de Saúde.

Método: Estudo qualitativo, exploratório, do tipo estudo de caso, realizado na Gerência Distrital Zona Norte – Eixo Baltazar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, de outubro de 2015 e janeiro de 2016. O estudo teve 58 participantes, composto pelas etapas: pesquisa de campo, análise de conteúdo de Bardin, e desenho do Objeto de Aprendizagem.

Resultados: Traçou-se o perfil do profissional atuante naquela localidade; identificaram-se as doenças mais encontradas pelos agentes; e as necessidades em relação a um recurso tecnológico, permitindo delimitar conteúdo e estrutura do Objeto de Aprendizagem.

Conclusão: O Objeto de Aprendizagem constitui uma alternativa para a difusão do conhecimento sobre doenças transmissíveis, associando a tecnologia ao ensino, tornando mais atrativos e producentes o processo de aprendizagem e o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.

Palavras-chave: Atenção primária à saúde. Vigilância epidemiológica. Doenças transmissíveis. Educação em saúde. Tecnologia educacional. 


Palavras-chave


Atenção primária à saúde. Vigilância epidemiológica. Doenças transmissíveis. Educação em saúde. Tecnologia educacional.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447