Complicações na gestação em mulheres com idade maior ou igual a 35 anos

Nayara Cristina de Carvalho Alves, Kéllida Moreira Alves Feitosa, Maria Elisângela Soares Mendes, Maria de Fátima Costa Caminha

Resumo


Objetivo: Verificar a frequência e fatores associados às complicações na gestação e a associação entre as complicações com a prematuridade e o tipo de parto em gestantes com idade maior ou igual a 35 anos.

Métodos: Estudo transversal baseado em registro de prontuário das gestantes cujo internamento ocorreu entre janeiro e julho de 2012; totalizando 430 gestantes. Para identificar possíveis fatores associados às complicações na gestação foi realizada análise univariada utilizando o modelo de regressão de Poisson. O Teste Qui-Quadrado foi utilizado para estudar a associação das complicações com a prematuridade e tipo de parto.

Resultados: As complicações ocorreram em 77,7%. A variável complicações na gestação como sendo explicativa para a prematuridade (p < 0,001) e cesariana (p = 0,002), foram estatisticamente significantes.

Conclusão: A idade mais nova, a ausência do pré-natal e a não ocorrência de morbidade anterior à gestação foram fatores associados às complicações na gestação.

Palavras-chave: Complicações na gravidez. Gravidez de alto risco. Idade materna.


Palavras-chave


Complicações na gravidez. Gravidez de alto risco. Idade materna.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447