A parceria de cuidados pelo olhar dos pais de crianças com necessidades especiais de saúde

João Manuel Nunes de Oliveira Alves, José Joaquim Penedos Amendoeira, Zaida Borges Charepe

Resumo


Objetivo: Compreender como foi experienciada a parceria de cuidados pelos pais de crianças com necessidades especiais de saúde.

Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Como método utilizou-se a narrativa. A população correspondeu aos pais de crianças internadas num serviço de medicina de um Hospital Pediátrico em Portugal. A amostra foi constituída por 10 pais. A recolha de dados contemplou a caracterização sociodemográfica e a entrevista de orientação etnobiográfica. Depois de transcritas as entrevistas originaram 10 narrativas de experiências de parceria dos pais com a equipa de enfermagem.

Resultados: Constatou-se enquanto oportunidades de parceria a capacitação dos pais e a tomada de decisão em parceria, estabelecidas num processo relacional, dinâmico, singular e contínuo.

Conclusão: As oportunidades de parceria são pressupostos fundamentais para a prestação de cuidados com foco de atenção na criança e nos pais enquanto recursos da mesma.

Palavras-chave: Criança. Enfermagem. Doença crônica. Pais. Cuidadores.


Palavras-chave


Criança. Enfermagem. Doença crônica. Pais. Cuidadores.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447