Fortalecendo o protagonismo da Comissão de Integração Ensino-Serviço para a educação permanente em saúde

Maria Elisabeth Kleba, Natália Hoefle, Giselle Mascarello de Oliveira, Otília Cristina Coelho Rodrigues

Resumo


Objetivo: Conhecer a atuação de universidades junto à Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço da Região Oeste de Santa Catarina, com vistas a fortalecer seu protagonismo no desenvolvimento de iniciativas de educação permanente em saúde.

Metodologia: Pesquisa Convergente Assistencial desenvolvida no primeiro semestre de 2014, envolvendo entrevistas com professores universitários, oficinas com a Câmara Técnica da Comissão de Integração Ensino-Serviço e participação em encontro com representantes da Região.

Resultados: Foram identificadas três categorias relativas ao papel das universidades no desenvolvimento das ações de educação em saúde, bem como ao papel da Comissão de Integração Ensino-Serviço como espaço favorável à articulação dessas instituições. Considerações finais: As universidades assumem papel fundamental no desenvolvimento de ações de educação permanente em saúde, considerando a realidade do território e dos serviços, bem como demandas e potenciais dos atores envolvidos, o que favorece a articulação ensino-serviço na Região.

Palavras-chave: Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior.


Palavras-chave


Educação continuada. Pesquisa em enfermagem. Serviços de integração docente-assistencial. Educação superior.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447