A utilização de instrumentos para avaliação da liderança nos serviços de saúde e enfermagem

Gisleangela Lima Rodrigues Carrara, Andrea Bernardes, Alexandre Pazetto Balsanelli, Silvia Helena Henriques Camelo, Carmen Silvia Gabriel, Ariane Cristina Barboza Zanetti

Resumo


Objetivo: Identificar as evidências científicas disponíveis acerca da utilização de instrumentos para a avaliação da liderança nos serviços de saúde e enfermagem, bem como verificar a utilização de estilos/modelos/teorias de lideranças na construção dos mesmos.

Método: Revisão integrativa da literatura de estudos indexados nas bases de dados LILACS, PUBMED, CINAHL e EMBASE, no período de 2006 a 2016.

Resultados: 38 artigos foram analisados, exibindo 19 instrumentos de avaliação da liderança, sendo os mais utilizados o Multifactor Leadership Questionnaire, a Global Transformational Leadership Scale, o Leadership Practices Inventory, o Servant Leadership Questionnaire, o Servant Leadership Survey e o Authentic Leadership Questionnaire.

Conclusões: A busca na literatura possibilitou a identificação das principais teorias/estilos/modelos de liderança contemporâneos, assim como a análise de sua utilização na construção de instrumentos de avaliação da liderança, se destacando a liderança transformacional, situacional, servidora e autêntica. Em menor proporção, foram evidenciadas as lideranças quantum, carismática e clínica.

 Palavras-chave: Liderança. Serviços de saúde. Enfermagem.


Palavras-chave


Liderança. Serviços de saúde. Enfermagem.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447