Aprendizagens acadêmicas sobre saúde pública em uma universidade canadense: contribuições para a formação brasileira

Gregório Corrêa Patuzzi, Adrielle Priscilla Souza Lira, José Diego Marques Santos, Andrieli Oliveira Barros Reinisch, Aline Alves Veleda

Resumo


Objetivo: Discutir aprendizagens de estudantes brasileiros de graduação da área da saúde sobre saúde pública.

Método: Estudo descritivo, reflexivo, baseado em experiências de internacionalização do ensino, utilizando-se bases teóricas dos sistemas de saúde canadense e brasileiro para a construção de uma análise crítica sobre o fazer em saúde pública e o impacto da internacionalização para o ensino e a formação profissional.

Resultados: Existem similaridades teóricas e conceituais nos sistemas de saúde, no entendimento sobre determinantes sociais. No entanto, o uso dos determinantes mostra-se mais resolutivo no sistema canadense.

Conclusão: As aprendizagens sobre saúde pública em uma universidade canadense revelaram grande enfoque nos determinantes, permitindo a reflexão sobre os modelos de atenção à saúde brasileiros. Com esta experiência, pode-se levantar discussões nos espaços de ensino, refletindo o compromisso social do Programa Ciência sem Fronteiras e sua importância para a formação profissional.

Palavras-chave: Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil. 


Palavras-chave


Intercâmbio educacional internacional. Saúde pública. Sistemas de saúde. Canadá. Brasil.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447