Avaliação de serviços hospitalares na perspectiva dos profissionais de saúde

Joel Lima Júnior, Eulália Maria Chaves Maia, João Carlos Alchieri

Resumo


O presente estudo teve como objetivo verificar como os profissionais de saúde avaliam os serviços hospitalares oferecidos pelas instituições onde atuam, bem como identificar o núcleo central e os elementos periféricos das representações sociais elaboradas pelos profissionais acerca destas instituições. Foram analisados 153 questionários, aplicados em dois hospitais (estadual e filantrópico) da região metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Na avaliação dos serviços, verificaram-se as maiores médias no hospital filantrópico, a exemplo, Qualidade do atendimento ao usuário. No hospital estadual, verificou-se a menor média no item “Respeito à privacidade do paciente”. Observou-se como núcleo central as categorias “Superlotação” e “Atendimento humanizado” no hospital estadual e filantrópico, respectivamente, e como elementos periféricos “Baixos salários” e “Superlotação”. Percebeu-se a complexidade da tarefa de avaliar e a importância da avaliação se tornar parte integrante da cultura da organização, uma vez que esta norteará os passos em direção à melhor qualidade na assistência hospitalar.


Palavras-chave


Avaliação em saúde; Qualidade da assistência à saúde; Sistema Único de Saúde.

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ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447