Fatores associados à interrupção do aleitamento materno exclusivo em lactentes com até 30 dias

Bruna Alibio Moraes, Annelise Carvalho Gonçalves, Juliana Karine Rodrigues Strada, Helga Geremias Gouveia

Resumo


Objetivo: Identificar fatores associados à interrupção do aleitamento materno exclusivo (AME) em lactentes com até 30 dias de vida.
Método: Estudo transversal realizado em hospital universitário do Sul do país, de dezembro de 2014 a setembro de 2015, com 341 lactentes com até 30 dias de vida e suas mães. Aplicou-se questionário estruturado composto por variáveis relativas às características sociodemográficas e história obstétrica da mãe, escolaridade do companheiro, dados do lactente e da amamentação. Procedeu-se análise bivariada e multivariada, como cálculo de Razão de Prevalências (RP).
Resultados: Prevalência de 79,5% de AME. Lactentes ≥ 21 dias, que receberam complemento lácteo no hospital, mães com dificuldade de amamentação pós-alta hospitalar e não-brancas apresentaram associação à interrupção do AME.
Conclusão: Os fatores associados à interrupção do AME direcionam os profissionais de saúde a proporem ações de apoio à mãe e lactente em vista de suas dificuldades, prevenindo a interrupção do AME.
Palavras chave: Aleitamento materno. Desmame. Prevalência.


Palavras-chave


Aleitamento materno. Desmame. Prevalência.

Texto completo:

Português English


ATENÇÃO: AS SUBMISSÕES PARA A RGE DEVEM SER REALIZADAS NO SEGUINTE ENDEREÇO:

https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo

 
              

 SCImago Journal & Country Rank

 

ISSN 0102-6933 E-ISSN 1983-1447